Relato: Indomit Costa Esmeralda Ultra Trail (2015) - 100km

Meu segredo na corrida!

Como o penúltimo grande desafio (Xterra 50km) foi conquistado com sucesso e o último (Agulhas Negras 80km) foi uma decepção, era hora de focar no maior desafio de todos! (Indomit Costa Esmeral Ultra Trail - 100km)

Treinei bem no primeiro semestre do ano,  no entanto, o segundo semestre inteiro o volume de treinos do mês era o que eu "deveria" ter feito por semana! Ou seja, fisicamente eu não estava nem perto do nível desejado para enfrentar tamanho desafio, mas sabia da minha capacidade e estava consciente de que a prova seria conquistada mesmo com "muita dor" e não iria desistir facilmente, pois o psicológico estava muito bem.

Para muitos, a prova começa quando se dá a largada, já a minha começou na quinta feira de tarde, quando fui de Ubatuba-SP para o aeroporto de Congonhas-SP, onde pernoitei por lá mesmo. Sem dormir, embarquei sexta-feira de manhã. Durante o vôo, ainda preocupado em saber como faria para chegar em Porto Belo (local da largada dos 100km e onde eu ficaria hospedado), puxei assunto com um rapaz do meu lado, pois parecia ser da região. Logo em seguida uma passageira sentada no banco da frente, diz que ouviu a conversa e como também iria para Porto Belo, me ofereceu carona.

Nem em meus pensamentos mais otimistas de conseguir chegar lá de forma mais fácil e tranquila, imaginei uma ajuda caindo do céu desta forma! rs..

Tudo conspirava para dar certo mesmo, pois esta questão era a que mais me preocupava! Assim, conheci a Ana Corredora e como ela também iria fazer esta prova, fomos juntos até o Hotel Atlântico (praia de Mariscal) retirar o kit da prova.

Ana Corredora, sua mãe e olha eu atrás, antes mesmo de conhecê-la.
Pegamos trânsito na praia de Bombas devido a uma obra na via principal, assim tivemos que seguir por vias alternativas (em péssimas condições devido às chuvas).

Chegamos no Hotel Atlântico, reticamos o kit e retornamos rapidamente, pois a fome já apertava.

Ao chegar em Porto Belo, conheci e conversei com a Josimeire (dona da casa onde eu fiquei hospedado), pois só havia conversado pela internet, quando ela me ofereceu sua casa para eu ficar durante a prova. Sem tempo a perder, fui ao mercado comprar algumas coisas para a prova e logo que retornei, conheci o Dimas (esposo da Josimeire). Conversamos um pouco, almoçamos e me ofereceram carona para ir ao congresso técnico da prova (mesmo local da retirada dos kits).

Durante o congresso, os responsáveis pela prova, informam que devido às chuvas constantes, partes do percurso foram alterados, desta forma o morro mais alto e inóspito foi retirado, mas para compensar, incluíram o morro do macaco, que conforme as palavras do organizador eles guardavam este trecho na manga para daqui alguns anos, pois era um local muito bonito com uma visão incrível. Achei que era puro marketing para que os atletas não ficassem chateados, mas depois fiquei sabendo que realmente era verdade tal informação.

Após o congresso, ainda no local, encontrei o Herói (meu técnico e pioneiro nas ultra-maratonas no Brasil), além de alguns amigos.

Deixei a Drop-bag (sacola com tênis, suprimentos, etc para que possa ser utilizada no decorrer da prova em pontos específicos), curti um pouco aquele clima pré-prova, que particularmente acho um dos melhores momentos de uma prova, pois dá para sentir toda a energia, alegria e ansiedade dos atletas.



A família que me acolheu em Porto Belo, me deixou tão a vontade e me adudou tanto que tudo transcorreu melhor do que o planejado. Assim, fui dormir e talvez pela ansiedade, levantei antes do despertador tocar. Cerca de 4 horas de sono que foram suficientes para descansar e recuperar as energias. Preparei todos os equipamentos necessários, jantei uma massa deliciosa e fui para a largada as 23h. 

Eu, Josimeire e Dimas (família incrível!)
O dia estava gostoso, com sol entre nuvens durante o dia e com ar gelado de noite.

À meia noite de sexta para sábado, eu e cerca de 200 loucos indomáveis, largamos em uma noite que prometia muita emoção nas trilhas enlameadas devido às chuvas constantes por mais de 1 mês na região.

Largada dos 100km (Fotógrafo: Ney Evangelista)
Logo que largamos na praia de Porto Belo, seguimos por algumas ruas da cidade até adentrarmos as montanhas. Larguei em um ritmo bem tranquilo, pois sabia que a prova era muito longa, assim, muitos atletas me passaram, ficando no pelotão de trás, curtindo cada momento.

As primeiras montanhas vieram daquele jeito! Trilha single track com muita lama, super escorregadia e a vegetação cheia de espinhos e farpas.

Após cerca de “11” km, pegamos uma via asfaltada que parecia não ter fim, onde apesar de não gostar de asfalto, consegui encaixar um ritmo bom e agradável, até o km 22 onde estaria a Drop-bag, no entanto eu estava tão bem que apenas me hidratei, alimentei e segui rapidamente em frente por uma estrada de terra em um percurso de ida e volta, assim para passar o tempo e ter uma noção de que posição eu estava, comecei a contar quantos atletas estavam na minha frente.


Ao chegar no final desta estrada, contabilizei cerca de 80 atletas na minha frente, peguei a pulseira de controle e retornei, porém já sem o mesmo ânimo da ida.

Chegando no posto de hidratação novamente por volta das 5:30 da manhã, fiquei feliz pois já havia percorrido 40km e com um tempo médio muito melhor do que eu imaginava, no entanto resolvi fazer um curativo no pé, pois estava começando a doer devido ao atrito e assim me prevenir para que não evoluísse para uma bolha no pé, colocando em risco a prova. Devido a um erro de planejamento na amarração da polaina de proteção que cobria meu tênis, perdi muito tempo para conseguir retirar, assim decido trocar apenas uma meia e não mexi no outro pé, pois já estava parado a quase 30 minutos.

Saí de lá começando amanhecer e segui até o próximo posto de abastecimento praticamente sozinho. Lá me surpreendi com o volume de atletas se hidratando, aproveitei que estava bem, hidratei, alimentei rapidamente e segui adiante passando muito atletas naquele ponto.

Logo começaram as subidas, trilhas e lama novamente! Estava subindo bem, e descendo melhor ainda. O tênis certo fazia toda a diferença nas decidas e pela lama ganhei ainda mais posições.

Estava feliz e vendo os kms passarem sem problemas até chegar nas primeiras praias (km 63), onde comecei a sentir as pernas duras e meio travadas. Mesmo assim, olha a felicidade do garoto correndo pelas praias!



Logo em seguida encontro uma “guria” no mesmo ritmo e seguimos adiante pelas praias.

Subimos o morro do macaco, ela concentrada e eu ansioso com a expectativa da vista lá do alto que me animava muito. Finalmente no topo, peguei a segunda pulseira de controle e parei para tirar uma foto, mas que por alguma infelicidade do destino, deve ter dado erro e após a prova descobri que eu não tinha mais aquela foto panorâmica daquele lugar lindo!

Assim, comecei a descer, encontrei uma formação rochosa linda que parecia uma caverna/gruta e bati outra foto (esta deu certo! Rs).


Seguimos por trilhas com muitas pedras e lama até que comecei a sentir a parte posterior da perna direita, segui em um ritmo mais lento até que a dor começou a ficar forte e resolvi caminhar, pois não queria me lesionar.

Fiquei tranquilo, pois sabia que mesmo bem mais lento que os demais, chegaria dentro do tempo limite da prova que era de 23 horas.

Em uma das praias, lembrei-me de que havia prometido ao meu filho mais velho que escreveria o nome dele na areia durante a prova, então aproveitei a bela praia e "click".


Ao chegar no último posto de hidratação, restando cerca de 10 a 12 km para o fim, novamente encontro amigos da Turma do Herói que me acompanham até o final


Chegando na esquina da entrada da praia, próximo da arena, encontramos o Herói nos esperando, dalí até cruzarmos a linha de chegada foi só alegria!


100k em 18h04!!!!
O momento da chegada!

Turma do Herói


Emoção a flor da pele, encontro com outros atletas dos demais percursos e até o rapaz que conversei no avião veio me prestigiar!


Agora sou um Ultra Trail Runner de “três dígitos”!!! kkkk...

Para quem nunca pensou em correr, ver meu primeiro treinador (Marcelo Sinoca) correr provas de 80km ou mais, me parecia algo para super atletas e 4 anos após iniciar nas corridas aqui estou!

Na noite deste dia (pós-prova), a família que me acolheu, convidou seus melhores amigos para um jantar especial, assim conheci mais pessoas maravilhosas onde após um jantar delicioso, muito papo, risadas e cerveja, minha mente e corpo estavam tão exaustos que tive que ir descançar. Só tenho a agradecer esta família sensacional (Dimas e Josimeire) que me acolheram e tornaram esta aventura ainda mais especial e completa! Não tinha como ser melhor! AMEI!!!

No dia seguinte peguei carona novamente com a Ana Corredora, que agora havia se tornado também uma indomável em sua primeira ultra. Parabéns Ana!!! 

Chegando em SP ainda havia mais uma surpresa. Uma carona até Ubatuba com uma pessoa muito gente fina, papo bom e agradável, com muita coisa em comum. Valeu Geraldo! Vamos marcar uma subida ao Morro do Corcovado - Ubatuba em breve!

Assim, só me resta a agradecer a Deus e a cada um que tornou este sonho em realidade, perfeito e inesquecível!

Confira neste vídeo, um pouco do que foi esta prova.

Agradecimentos:
Tomiko pela indicação desta prova.
Roseane pelo apoio.
Taka e Dirce pelo patrotício.
Josimeire e Dimas pelo acolhimento em Porto Belo, pela amizade e tornar tudo melhor que o planejado.
Ana Corredora e Geraldo pela carona e amizade.
Herói pelos treinos e orientações.


Equipamentos:
Tênis La Sportiva Q-Lite (foi perfeito para esta prova)
Polaina de proteção do tênis (eu desenhei e a Áurea costurou. Obrigado sogra!;)
Caneleira de compressão Compressport
Bermuda de compressão Kailash Race Comp
Camiseta do grupo de corrida Amantes da Natureza / Turma do Herói
Jaqueta impermeável Columbia
Viseira Adidas
Mochila de hidratação Freeway/Curtlo (grande porém funcional e com adaptações)
Relógio/Frequencímetro Garmin Fênix 2 (utilizado em modo normal com captação a cada 1 segundo e utilizado durante a noite com uma bateria exerna, fazendo com que aguentasse todo o percurso tranquilamente)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo relato... muito bom... prova de gente grande... ainda não estou preparado para encarar longas distancias no Trail... mas também hoje não é meu objetivo, mas num futuro quero ter essa experiência...

    Go man...

    veja a minha experiência nessa prova, fui para os 21k, mas tive um "contra tempo" rs

    http://franhaydin.life/blog-indomit-costa-esmeralda-21k.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma prova maravilhosa e marcante! Mesmo para atletas de distâncias e objetivos diferentes a prova é um exemplo de beleza, organização e respeito com os atletas! Espero voltar mais vezes e ver sua conquista! Forte abraço e melhoras

      Excluir
  2. Meu lindo nada na vida é por acaso, pode até paracer, mas não é. Você sentou atrás da minha cadeira no avião porque eu estava ali para te ajudar. Na hora que eu ouvi a sua conversa de como chegar em Porto Belo não pensei duas vezes virei para a minha mãe e perguntei se ela não se importaria em darmos uma carona para você, afinal estávamos indo para o mesmo lugar. Mto Feliz com a sua conquista. Acredito que quando estamos sempre disponíveis a ajudar um estranho sem pedir nada em troca o universo conspira para retornar energias positivas. Digo isso pq a prova foi surreal, nunca me senti tão bem e feliz em minha vuda. Terminei os 50km acreditando que poderia correr o dobro!!!! Tenho certeza que vc contribui e muito para este meu bem estar. Ainda vamos nos encontrar por aí. Bjs e muito obrigado por deixar eu fazer parte da sua história. Bjs e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Ana, graças a anjos como você que tudo isso foi possível. Muuuuito Obrigado!
    Parabéns pela conquista minha mais nova amiga Ultra!

    ResponderExcluir